25 de Agosto de 2016

Cleo Pires e Paulo Vilhena geram polêmica em campanha das Paralimpíadas

Se tem um assunto bem delicado nos dias de hoje é a questão da representatividade e como incluí-la na grande mídia. Aproveitando a chegada das Paralimpíadas Rio 2016 - 7 a 18 de setembro - e a pouca procura por ingressos, a revista Vogue Brasil decidiu fazer uma campanha, ao lado da agência África, divulgando o evento.

Usando a hashtag #SomosTodosParalímpicos, a campanha tem Cleo Pires e Paulinho Vilhena representando Bruna Alexandre (paratleta de tênis de mesa) e Renato Leite (paratleta de vôlei sentado), respectivamente. Cleo está sem um braço e Paulinho com uma prótese na perna.

A imagem pegou mal e assim que foi divulgada reações negativas se espalharam pelas redes sociais. A principal delas é o fato da revista não ter escolhido atletas paralímpicos de fato, e sim optado por "photoshopar" celebridades. Em uma atualização no site da Vogue, o diretor de arte Clayton Carneiro diz que a ideia da campanha foi de Cleo Pires ? o comunicado também não caiu nas graças do público.

E para gerar mais polêmica, Cleo se justificou em comunicado ao site F5: "Preconceituosos são eles [as pessoas que criticaram]. Não tem erro nenhum em representar um atleta paraolímpico exatamente como ele é. Só vejo honra, mérito, orgulho. (?) A campanha foi criada por mim e pelo Paulo ao lado do comitê e dos próprios atletas. Os atletas endossaram a ideia. Poderiam ter pensado nisso, mas não pensaram. Pensaram em mim e me convidaram para ser embaixadora, e aceitei com muita honra".

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