25 de Agosto de 2016
Cleo Pires e Paulo Vilhena geram polêmica em campanha das Paralimpíadas
Se tem um assunto bem delicado nos dias de hoje é a
questão da representatividade e como incluí-la na grande mídia. Aproveitando a
chegada das Paralimpíadas Rio 2016 - 7 a 18 de setembro - e a pouca procura por
ingressos, a revista Vogue Brasil decidiu fazer uma campanha, ao lado da
agência África, divulgando o evento.
Usando a hashtag #SomosTodosParalímpicos, a campanha
tem Cleo Pires e Paulinho Vilhena representando Bruna Alexandre (paratleta de
tênis de mesa) e Renato Leite (paratleta de vôlei sentado), respectivamente.
Cleo está sem um braço e Paulinho com uma prótese na perna.
A imagem pegou mal e assim que foi divulgada reações
negativas se espalharam pelas redes sociais. A principal delas é o fato da
revista não ter escolhido atletas paralímpicos de fato, e sim optado por
"photoshopar" celebridades. Em uma atualização no site da Vogue, o diretor de
arte Clayton Carneiro diz que a ideia da campanha foi de Cleo Pires ? o
comunicado também não caiu nas graças do público.
E para gerar mais polêmica, Cleo se justificou em
comunicado ao site F5: "Preconceituosos são eles [as pessoas que criticaram].
Não tem erro nenhum em representar um atleta paraolímpico exatamente como ele
é. Só vejo honra, mérito, orgulho. (?) A campanha foi criada por mim e pelo
Paulo ao lado do comitê e dos próprios atletas. Os atletas endossaram a ideia.
Poderiam ter pensado nisso, mas não pensaram. Pensaram em mim e me convidaram
para ser embaixadora, e aceitei com muita honra".